Histórico

O Projeto Leitura nas Fábricas é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Diadema, como uma das ações que integra o Programa Diadema, Cidade de Leitores, Usina de Culturas.
Foi lançado em junho de 2010, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Regional Diadema, visando à instalação de dez Pontos de Leitura nas fábricas de Diadema: IGP, Legas Metal, Uniferco, Uniforja, Delga, Grupo Papaiz, Apis Delta, TRW, Autometal e Metalpart.
É realizado em parceria com Ministério da Cultura, Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos, Construção Civil e Moveleiros e Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
Tem como eixo principal a inserção da leitura nas fábricas, visando à democratização do acesso a informação, a inclusão social e a formação do leitor para o efetivo exercício da cidadania.
Os Agentes de Leitura são funcionários indicados pelas fábricas, com o aval do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para participarem da Capacitação de Agentes de Leitura com a equipe de coordenação do projeto.
O Ponto de Leitura é formado por 650 títulos, entre livros das diferentes áreas do conhecimento, como literatura brasileira, estrangeira, infanto-juvenil, infantil, gibis, cd's, dvd's, 01 computador; 01 impressora, 03 pufes coloridos, 01 tapete e 02 estantes.
Em 15 de dezembro de 2010, o Projeto foi ampliado em mais 25 Pontos de Leitura, totalizando 35 pontos, expandindo-se para a Região do ABCD.
Além das fábricas filiadas ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, algumas fábricas filiadas aos Sindicatos da Construção Civil e Mobiliários e dos Químicos, serão contempladas com a instalação de Pontos de Leitura.