sexta-feira, 8 de abril de 2011

Leituras nas Fábricas no 6° Congresso da FEM/CUT-SP

Em 06 de abril, o projeto Leitura nas Fábricas marcou presença no 6° Congresso da FEM/CUT-SP, realizado em Atibaia.

Foi instalado no local um Ponto de Leitura contendo parte do acervo,  para divulgação, com distribuição de folder confeccionado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.


David de Carvalho, coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Regional Diadema, fez a abertura das falas, enfatizando sobre a importância do Projeto, chamando para compor a mesa: Júlio Tavares, diretor de Cultura de Diadema, Eliana Marques, diretora de Biblioteca de Diadema e Daisy Fornaziero, diretora de Biblioteca de São Bernardo do Campo.



Júlio ressaltou sobre o papel do Agente de Leitura, declarando que o sucesso do Projeto se deve ao trabalho de incentivo à leitura realizada por eles nos Pontos de Leitura.

Eliana enfatizou que não basta instalar os Pontos de Leitura, que é necessário a capacitação dos Agentes de Leitura, que é realizada pela coordenação, além de dar suporte com acompanhamento através de reuniões mensais e visitas aos espaços; anunciou a presença das coordenadoras do projeto em Diadema, Lucineide Guimarães e Zilma Paulina. Informou sobre os avanços que vem acontecendo, entre eles a integração dos Pontos de Leitura com os equipamentos Culturais da Região, visando a dinamização dos espaços com a realização de ações culturais. Em seguida foi exibido o vídeo sobre o Projeto no Programa Antena Paulista, o que despertou maior interesse nos delegados sindicais em levar a proposta do projeto para suas bases.

Daisy informou sobre o processo de capacitação dos Agentes de Leitura da Mercedes-Benz, expondo que esse projeto vem de encontro com o programa de leitura que a Secretaria de Cultura da cidade vem desenvolvendo, citando o programa de Agentes de Leitura que atuarão nas comunidades. Declarou que a próxima fábrica a fazer parte do Projeto será a Kostal. Destacou que o desafio será a formação dos Agentes de Leitura como Agentes de Cultura.

Os Agentes de Leitura presentes no evento foram anunciados e aplaudidos.

Sindicalista da FEM – Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP mostrou interesse sobre o Projeto e levará proposta para discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Se gostou, favor divulgar.