domingo, 5 de dezembro de 2010

Avaliando os Resultados...

Consideramos que apesar do pouco tempo de funcionamento, o que se refere a quatro meses de funcionamento dos Pontos de Leitura desde a primeira inauguração, já é possível visualizar alguns avanços. É necessário considerar a especificidade de cada fábrica. Em alguns Pontos de Leitura o investimento é maior em compra de equipamentos, acervo, aquisição de jornais e instalação de ponto de Internet para acesso dos trabalhadores, visando inseri-los no mundo da tecnologia, o que não deixa de ser uma motivação para a leitura, uma vez que os computadores são instalados no espaço da leitura. Há Agentes de Leitura que auxiliam os trabalhadores na criação de e-mail, de página no orkut e no acesso ao msn.
No que diz respeito a realização de ação cultural nos Pontos de Leitura para dinamização do espaço, há algumas iniciativas, uma delas com a integração com equipamentos culturais municipais, mas há planejamento para a implementação a médio prazo em algumas unidades. Umas das dificuldades apontadas para a não realização dessas atividades é o horário reduzido de 1/2 hora de almoço, horário em que deveriam acontecer tais ações.
Sabemos que a conquista de leitores é uma tarefa difícil, mas com o trabalho e dedicação dos Agentes de Leitura isso dar-se-á com o tempo. Acreditamos que o diferencial desse trabalho encontra-se na mediação dos Agentes de Leitura, que tem merecido aplausos pela dedicação e empenho. Acreditamos ainda que, não basta somente dar acesso aos livros, é fundamental o acompanhamento de uma equipe de coordenação para subsidiar, dar suporte e apoio através de um trabalho de formação continuada.

Equipe de coordenação:
Lucineide Guimarães, Jocineide Rodrigues e Zilma Paulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Se gostou, favor divulgar.