sábado, 18 de dezembro de 2010

Lançamento da Ampliação dos Novos Pontos de Leitura no ABCD


Em 15 de dezembro de 2010, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, aconteceu o lançamento dos novos kits de Leitura nas Fábricas, agora estendido para a região do grande ABCD.
Segundo Sérgio Nobre entre o público presente estavam representantes de 96 empresas da base.
Entre as autoridades presentes destacaram-se: Mário Reali, prefeito de Diadema, Regina Ponce, secretária de cultura de Diadema, Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Gabriela Gambi e Fabiano dos Santos do Ministério da Cultura, Marcos Alves, diretor de RH da Mercedes Benz e Neto Oliveira, representante do prefeito de São Bernardo Luiz Marinho.

O evento teve início com a apresentação dos resultados dos Pontos de Leitura inaugurados em Diadema, por Júlio Tavares, diretor de Cultura e Eliana Marques, diretora de Biblioteca, com dados sobre avanços, destacando a atuação dos Agentes de Leitura e da equipe de coordenação do projeto, estatísticas, acessos ao Blog Leitura nas Fábricas e exibição do vídeo sobre o projeto no programa Antena Paulista, de 28 de novembro de 2010, sobre os Pontos de Leitura Grupo Papaiz e IGP.

Em seguida, o público foi presenteado com apresentações musical e poética dos artistas de Diadema Jara Arrais, Silvana Moura e Radi Oliveira.
 







Algumas palavras...

Mário Reali enfatizou que o Projeto Leitura nas Fábricas traz a perspectiva  de inserção e de cidadania aos trabalhadores e aos seus familiares. Disse estar muito orgulhoso do projeto ter começado em Diadema.




O diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos destacou que o livro não é só para o funcionário, é uma ação compartilhada com suas famílias e que agora, é possível o trabalhador declamar poesias para a amada. Segundo ele o livro nos liberta, além de transformar.


O evento teve seu encerramento com a fala de Sérgio Nobre. Em suas palavras não há nada mais poderoso para transformar o mundo do que a Educação e a Cultura. Um livro, uma imagem fala muito mais. A Cultura tem o poder de tocar as  pessoas. Enfatizou que povo não lê porque o livro não é acessível, é muito caro. Informou sobre o projeto de levar espetáculos gratuitos para as fábricas.

Após o evento a equipe do Ministério da Cultura visitou o Ponto de Leitura Grupo Papaiz, onde aprovou a liberação de um kit de Ponto de Leitura para a unidade da empresa em Salvador, Bahia.

E assim, o projeto Leitura nas Fábricas vai ganhando força e se espalhando Brasil afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participação. Se gostou, favor divulgar.